INGEO

INGEO, esta é a revolucionária fibra derivada de carbonos engendrados do açúcar de milho, que acaba de ser lançada pela empresa americana Cargill Dow, no badalado Bhoudda-Bar, em Paris, durante a Première Vision.

Os jeans confeccionados de INGEO estavam sobre varais em frente a um pequeno Buda branco deitado; vestidos brancos e azuis, realizados com a mesma fibra, estavam dispostos como uma cortina de patchwork; outras roupas estavam dispostas num cenário oriental; e na parede do fundo, pequenos nichos desfilavam a matéria prima. Três imensas telas, postas lado-a-lado, apresentavam imagens e entrevistas de pessoas que falavam sobre INGEO, a fibra, a ecologia e o respeito em relação ao nosso planeta.

Mais de dez anos de pesquisa, o investimento de algumas centenas de milhões de dólares e o empenho de dezenas de empresas coadjuvantes possibilitaram fabricar esta fibra que apenas dá seu primeiro passo, mas já faz muitos vibrarem! Neste percurso, há dois anos, a empresa brasileira Santista fez a sua parte, ao desenvolver a fabricação de jeans com esta fibra. Com esta inovação técnica e a partir de processos específicos, a fibra INGEO cria tecidos com texturas que vão do espesso jeans a delicado voil, de grossos tapetes a sedas ao Jersey, dos tecidos decorativos aos não tecidos e, até mesmo, para usos diferenciados como os têxteis agrícolas e industriais. Muitas outras possibilidades de uso já estão surgindo, pois uma de suas grandes qualidades é que depois da roupa confeccionada não é preciso mais passá-la e no fim de sua vida ela se torna um elemento ecologicamente biodegradável.

O processo é simples: a partir do milho, cujo açúcar é fermentado num processo similar ao iogurte; este elemento fermentado se transforma em polímero de alta performance chamado polylactide, do qual surge NatureWorks e, finalmente, surge a fibra INGEO. Com sucesso econômico, com responsabilidade social e em harmonia com o sistema ecológico, a fibra INGEO parece ser perfeita para o homem e para a Terra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: