Alerta Ecológico

 
Embora ocasionando menos mal à natureza e com melhor custo-benefício, o uso do algodão orgânico ainda é tímido. Está na hora de mudar isso

 

Mesmo sendo uma das fibras naturais prediletas para os tecidos de verão e associado ao consumo ecológico, o algodão, tradicionalmente, é responsável por um dos cultivos que mais envolvem agentes químicos poluentes. Sem falar nas etapas de acabamento do tecido, nas quais muitos litros de água entram em contato com substâncias nocivas ao homem e à natureza.

A solução do problema é o algodão produzido de forma orgânica e colorido naturalmente, aprimorado e comercializado, ainda que de forma inexplicavelmente tímida, aqui mesmo no Brasil.

As notícias em torno do tema não são recentes, mas ainda se fazem necessárias. Vale esclarecer e estimular que mais e mais marcas optem por este tipo de algodão. Países como o Japão e a França têm larga produção de roupas em algodão e estão entre aqueles que já mostram preferência por fornecedores de artigos produzidos em regime de cuidados ambientais.

A produção de algodão orgânico envolve, principalmente, a agricultura familiar e representa grande vantagem na relação custo-benefício por cada arroba vendida. O seu cultivo exige manejo e proteção dos recursos naturais, evitando agrotóxicos e posteriormente processos de tinturaria, no caso do algodão naturalmente colorido.

Sabe-se que este tipo de algodão colorido perdeu status décadas atrás por apresentar pouca resistência após a fiação. Entretanto, com o avanço das pesquisas durante a década de 1980, foi possível modificar essa característica.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: