O verão azul e sustentável da Osklen

A inspiração da Osklen para a coleção Verão 2011 veio dos azuis do fundo do mar. A marca trouxe para o segundo dia do SPFW uma passarela inteira em tons de azul, partindo do mais claro ao mais escuro. A cor foi escolhida pelo dono e diretor criativo da marca Oskar Metsavaht, após uma experiência de mergulho no Caribe e no Rio de Janeiro. Com o pensamento voltado para a  sustentabilidade, o algodão orgânico foi bastante utilizado, junto com a técnica de tingimento natural nos tecidos para criar os tons. As peças foram tingidas uma semana antes do desfile, com pigmentos naturais em processo artesanal. Algumas peças ainda possuem acabamento com silicone orgânico para dar um efeito molhado.

Processo de tingimento artesanal das peças

Peça com acabamento em silicone orgânico

O tingimento foi a parte mais difícil e a mais gratificante da coleção, garante Oskar. Tudo porque o pigmento índigo (natural, como manda o Instituto-e) foi processado de maneira completamente manual pela equipe, e até o próprio Oskar colocou a mão na massa – e ficou com vestígios de azul até o dia da visita, quando algumas peças haviam secado pouco antes.

Desfile Osklen Verão 2011

Oskar aproveitou para dizer que a marca não está alheia ao desastre ecológico no Golfo do México, e deve concretizar em breve uma parceria com a UNESCO em prol do patrimônio cultural subaquático — que é o caso de naufrágios, até hoje disputados por caçadores de tesouros e governos.

Anúncios
Etiquetado , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: